A inovação tem desempenhado um papel importante na garantia da qualidade da água distribuída à população, com o desenvolvimento de novos processos e tecnologias que permitem uma melhor gestão e controle. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, busca sempre inovar e investir em novos processos para garantir a qualidade da água no município.
Uma das inovações promissoras adotadas em Limeira é o sistema de dosagem de hipoclorito de sódio, um dos insumos mais eficientes de desinfecção em tratamento de água.
O sistema de hipoclorito de sódio substitui o cloro gasoso, que era utilizado no processo de desinfecção. Umas das vantagens do hipoclorito de sódio é a segurança, já que o cloro do gás quando manipulado no processo de tratamento de água é um produto químico menos seguro, requerendo cuidados em sua operação. A aplicação do hipoclorito ocorre na entrada da água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na etapa final do tratamento, em fases de pré-oxidação e pós-cloração.
“É um oxidante que é dosado na entrada da água bruta da Estação de Tratamento de Água e após a etapa de filtração. Ele é responsável por remover as substâncias presentes na água e a matéria orgânica, evitando assim que a água apresente coloração ou gosto. Serve como uma barreira contra microrganismos e outros componentes encontrados na água bruta”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.
A aplicação do hipoclorito de sódio no processo de tratamento contribui para a desinfecção da água de vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A, cólera e rotavírus. Essa etapa do processo permite a desinfecção ao longo de toda a extensão das redes de distribuição e reservatórios, garantindo assim, a qualidade e os padrões de potabilidade para o consumo humano.
“A água distribuída em Limeira passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município. Esse sistema de desinfecção amplia a eficiência desse processo para que possamos continuar sendo referência em tratamento de água”, afirma o gerente.